Select Tours - Agência de Viagens em Lagoa Santa

Gruta da Lapinha




 

Passeio Gruta da Lapinha

Inclui:

* Transporte, Coordenador

Não Inclui:

*Entrada no Parque e nem almoço

 

Saída: 09 h da manhã, buscamos a vocês na recepção dos hotéis.

Traslado até a Grutas da Lapinha onde iremos descobrir primeiro a natureza do serrado mineiro junto as histórias de um fidalgo e governador, que não pode ser outro senão d. Rodrigo Castelo Branco, morto pelo pessoal de Borba Gato.

Logo viajamos até um mundo pré-histórico, com guias especializados da região.

Quero Comprar Agora

 Visitaremos!!

Gruta da Lapinha

Eleita uma das 7 maravilhas da Estrada Real, a Gruta da Lapinha está localizada em um maciço calcário formado a cerca de 557 milhões de anos pelos restos de fundo de mar que cobria toda a região da bacia do Rio das Velhas. Com salões formados pela dissolução da rocha carbonática é adornada por belos espeleotemas de variadas formas. Com 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade a gruta é o principal atrativo turístico do Parque Estadual do Sumidouro.

Tempo do percurso: de 45 a 50 minutos.

Museu Peter Lund

O Museu possui uma sala de exposição, 80 fósseis vindos do Museu Natural de Copenhagen e um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. Uma sala multiuso e duas salas com explicações sobre os planos de manejo do Parque e Espeleológico.

Circuito Lapinha

O circuito Lapinha é uma trilha interpretativa que complementa a visita à gruta. O visitante percorre a lateral do maciço calcário, passando por regiões onde se pode contemplar as feições do relevo cárstico, a flora característica do bioma cerrado, e tem a oportunidade de atravessar o maciço passando pela gruta da Macumba, caverna sem iluminação, mas que mostra vários elementos relacionados ao processo de formação geológica da região e registro das grandes variações climáticas do planeta.

Tempo do percurso: de 40 a 60 minutos.

Grau de dificuldade: médio-fácil, com descida de escadas e subida leve de morro.
O circuito é realizado por meio de agendamento prévio.

Casa Fernão Dias

Casa Fernão Dias é um patrimônio cultural tombado pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. O espaço ainda possui um anexo, onde funcionam áreas de apoio administrativo e à visitação à Trilha do Sumidouro. Ao visitá-la, o visitante vai conhecer a história do bandeirante Fernão Dias, que por alguns anos se instalou na região com sua tropa em busca de ouro e pedras preciosas. 

Funciona de terça a domingo de 09h as 16h30min. E a entrada é gratuita.
Localização: Praça Fernão Dias, nº 10, distrito de Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo.

Outros atrativos do Parque

Canoa “piroga” do século XVII - Trilha do Sumidouro com pinturas rupestres de milhes de anos - .

Percurso: com nível de dificuldade, Baixo!!

Previsão de retorno para Lagoa Santa: 16.00 hs

Orientações: recomendamos o uso de roupas leves e confortáveis dê preferência para calça ou bermuda, blusas ou camisetas, agasalho, boné ou chapéu, óculos de sol e tênis ou bota (para trilha, sem salto), Máquina fotográfica, protetor solar, repelente.

Sugestões: água, repositor energético, barrinha de cereal.

Este roteiro acontece de terça a domingo.

Observações e condições de reserva:

  • Reservamo-nos o direito de alterar a programação do passeio, caso seja necessário para o bem-estar e segurança dos passageiros.
  • Em todos os passeios temos como opção assistência de guia bilíngue

Condições de pagamento:

  • Preço por pessoa, em reais.

Quero Comprar Agora

×

Gruta da Lapinha
Gruta da Lapinha
Gruta da Lapinha
Gruta da Lapinha